Pesquisar
Close this search box.

Inaugurado novo Terminal Praça da Bíblia: modernidade e mais segurança ao usuário

Novo Terminal da Praça da Bíblia, no setor Leste Universitário, foi entregue nesta segunda-feira (29/09), após reestruturação completa (Foto: Wesley

publicidade

Usuários do transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana contam, a partir desta segunda-feira (29/09), com um novo Terminal Praça da Bíblia. O espaço recebeu um aporte de R$ 29 milhões do Governo de Goiás e foi totalmente reconstruído.

“Agora é um terminal moderno, tecnológico e seguro”, afirmou o governador Ronaldo Caiado, durante a solenidade de inauguração.

Terminal Praça da Bíblia

A estrutura teve a área coberta ampliada em 60%, possui iluminação de LED, sistema de informação aos usuários e totens eletrônicos, equipamentos de sonorização, além de padrões de acessibilidade. O local conta também com um sistema de monitoramento eletrônico equipado com 73 câmeras de alta definição e tecnologia de inteligência artificial que possibilita o reconhecimento facial.

Caiado destacou que o novo terminal faz parte do pacote de reestruturação da Nova RMTC, executado sem cobrar nada a mais do passageiro.

“Você tem uma tarifa de R$ 4,30 desde 2019. Mesmo com todas as crises que enfrentamos – fiscal, Covid –, nunca alteramos um centavo no preço para o passageiro”.

Os terminais , Praça A, e Padre Pelágio também passam por obras e serão entregues neste ano.

O vice-governador Daniel Vilela frisou que o avanço é fruto de um modelo inovador de gestão, em que o Estado e as prefeituras são parceiros.

“O governador teve a coragem de ser um parceiro dos municípios, do povo goiano e dos usuários do transporte”, destacou. “Esse sistema tem ficado excelente, diferenciado. É respeito ao cidadão, respeito às pessoas”, acrescentou o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel.

Novo terminal praça da bíblia
Estrutura teve a área coberta ampliada em 60%, possui iluminação de LED, sistema de informação aos usuários e totens eletrônicos, equipamentos de sonorização, além de padrões de acessibilidade (Foto: Wesley Costa)

Entrega de ônibus

Na mesma ocasião, o governo estadual entregou 90 ônibus a diesel com a tecnologia padrão Euro VI, menos poluente, além de um veículo biarticulado elétrico modelo Eletra, que será integrado à frota do BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera). Essas novidades, de acordo com o governador, dão a Goiás destaque nacional na adoção de tecnologias limpas no transporte.

“Goiás foi o primeiro estado a avançar em ônibus elétricos e padrão Euro VI, ou seja, os que menos poluem no mundo. Estamos dando um passo à frente”, afirmou Caiado.

Ele garantiu a renovação de 100% da frota até o final de 2026, com prioridade para a aquisição de veículos movidos por combustíveis limpos. “Vamos chegar a 1,5 mil novos ônibus até 2026”, emendou.

Leia Também:  Bia de Lima vê morosidade em decisão do Incra que pode beneficiar 124 famílias

As melhorias físicas devem ser acompanhadas de mais eficiência na operação.

“Nós oferecemos, além dos ônibus novos, com ar-condicionado e sistema de Wi-Fi, um cuidado para evitar aglomerações grandes, porque foi feito um estudo para medir exatamente a quantidade de ônibus necessários para que a população tenha conforto nos horários de pico”, afirmou o secretário-geral do Governo, Adriano da Rocha Lima.

Segurança

O reforço da segurança no transporte coletivo, por sua vez, ganha forma com o Programa Viagem Segura, que conta com mais de 3 mil câmeras instaladas em todo o sistema e conectadas à Secretaria de Segurança Pública. Também até o final de 2026, serão 6 mil equipamentos. A ferramenta permitirá uma ação mais efetiva da Polícia Militar e trará maior tranquilidade a toda a população.

Conforto

Todo investimento visa melhorar a vida do cidadão que passa pelo Terminal Praça da Bíblia, que atende 42 linhas de ônibus e recebe cerca de 65 mil passageiros por dia.

“Está muito bonito e eu estou me sentindo bem confortável. Está bem limpinho, cheiroso, arrumado e espero que continue assim”, afirmou Natália Ramos Feitosa Souza, pensionista, 56 anos. “Que o povo tenha consciência de preservar, porque é nosso, então nós temos que cuidar”, completou a usuária do transporte coletivo.

Fonte: Governo de Goiás

Leia Também:  Plenário confere primeira aprovação ao projeto da LDO

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade