Mostra gratuita reuniu filmes premiados, ações formativas e reflexões sobre o futuro ambiental (Foto:
publicidade
A edição especial do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) realizada no Memorial da América Latina, em São Paulo, de 14 a 19 de novembro, chegou ao fim com saldo positivo. Ao longo de seis dias, milhares de visitantes passaram pelo Auditório Simón Bolívar e pela Biblioteca Latino-Americana Victor Civita para uma série de ações gratuitas.
Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Fundação Memorial da América Latina e com apoio da Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo (SPCine), o evento ampliou o alcance nacional do festival, reconhecido como o maior do Brasil dedicado ao audiovisual ambiental.
A programação contou com:
Exibições gratuitas de filmes premiados;
Painéis;
Mesas de conversa;
Atividades educativas;
Debates sobre cinema, sustentabilidade e cultura.
A secretária de Estado da Cultura de Goiás, Yara Nunes, destacou que a realização do Fica em São Paulo reafirma a força do audiovisual goiano e a missão do festival.
“Trazer o Fica ao Memorial é construir pontes entre territórios. Goiás mostra ao Brasil a potência de sua produção audiovisual comprometida com diversidade, ciência e sustentabilidade. Esta edição especial fortalece nosso papel de levar o Cerrado ao mundo e de fazer do cinema um instrumento de consciência ambiental e transformação social”, reforçou a titular da Cultura.
Foram seis dias de programação gratuita em São Paulo (Foto: Secult)
Fica em São Paulo
A programação reuniu 19 produções, entre longas e curtas-metragens premiadas ou de destaque no Fica 2025, além de sessões especiais para escolas públicas, painéis da SPCine e da ILHAcine, mesas de debates sobre protagonismo feminino, futuro ambiental e ecológico.
O encerramento contou com filmes indígenas e discussões sobre ecologia espiritual, reforçando o caráter multicultural e formativo do festival.
Para o diretor do Departamento de Atividades Culturais da Fundação Memorial da América Latina, João Carlos Corrêa, sediar o Fica em São Paulo amplia a vocação do Memorial como espaço de integração e pensamento crítico no continente.
“Com o Fica, o Memorial da América Latina e o Estado de Goiás renovam seu compromisso comum com a cultura e com as agendas ambientais, reafirmando o Memorial como espaço de diálogo da América Latina sobre sustentabilidade e direitos culturais. Foi uma honra sediar esse evento tão importante em nossos espaços”, finalizou o diretor.
Programação reuniu 19 produções, entre longas e curtas-metragens premiadas ou de destaque no Fica 2025 (Foto: Secult)
Fica
O Fica é uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e tem correalização da Universidade Federal de Goiás, (UFG), e Fundação RTVE, e apoio da Secretaria de Estado da Retomada, Goiás Turismo e Goiás Social.
Realizado anualmente na cidade de Goiás, Patrimônio Mundial da Unesco, o Fica reforça, com esta edição especial, seu papel como referência global ao unir arte, ciência e sustentabilidade.
O evento segue agora para a preparação de sua 27ª edição, prevista para 2026, ampliando ações itinerantes e consolidando parcerias que fortalecem o setor audiovisual no país.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade